Fotobservação

Para poder concretizar a segunda proposta de trabalho foi necessário realizar uma observação mais criteriosa do quotidiano, em função da tipografia. Nomeadamente, iremos proceder a uma análise do seu valor quer estético quer expressivo, como veículo mais importante da comunicação não-verbal humana. Realizámos uma recolha fotográfica, no ambiente urbano, da qual apresentamos os excertos mais interessantes do ponto de vista do design tipográfico.
Escolhemos este exemplo para uma análise mais detalhada, tendo em conta certas características da letra ou semelhanças. A fonte não tem serifas e está definida em caixa-alta, sendo utilizada para denominar um estabelecimento. Embora não tenhamos uma correlação direta com uma fonte comercial, este espécimen apresenta características como a altura das barras mais próxima à linha de base nas letras E, F e A (semelhantes, por exemplo, à Neutraface, numa versão mais ligeira e condensada, se esta última existisse), altura da espinha do S semelhante a esta última, estilo sem-serifa geométrico (de acordo com a cabeça do A, que emula ainda tipos como a Futura), espessura invariável em todas as hastes, braços e outros elementos, tracking bastante solto e ainda uma curiosa ausência de ligação entre a haste do R com a cauda da letra, criando assim uma abertura.
A nível de interpretação, este tipo tenta transmitir a imagem de upscale e exclusividade, devido à sensação mais imponente e senhorial do nome, não necessitando portanto de elementos extra (serifas, por exemplo) para passar a sua mensagem. O envelhecimento no tratamento dourado das letras indica ainda uma certa idade e resistência aos elementos, perpetuando a sensação criada pela composição tipográfica.
Dois tipos: as letras SP pertencem à categoria das decorativas (semelhantes à Broadway, em estilo art déco); o restante está em Helvetica.
Estilo geométrico, à base de formas simples, fonte não identificada. Atente-se no pormenor do espaço negativo do F  a ser projetado no A.
Estilo mais decorativo, fisicamente esculpido, dando lugar a características curiosas como o oco de algumas letras, sem distinção de traçado.
Slab-serif, mais arredondada, semelhante à Clarendon. Elementos decorativos aproveitam-se da relação preto e branco no corpo da letra.
Script. Note-se a profusão de ligaturas e floreados, que se adaptam à forma do logótipo.

Script. Uma linha de espessura progressiva curva após o L e termina junto ao E, convidando a reler o nome.

Blackletter, na metade inferior. Inscrição entalhada em madeira, reforça a ideia de antiguidade ou medieval.

Sem comentários:

Enviar um comentário